140 anos de Maranhão Sobrinho (1879 - 2019)

EVENTOS



ALUNOS DA UEMA VISITAM A ABCL E ASSISTEM A PALESTRA SOBRE LITERATURA BARRA-CORDENSE 

Na tarde de terça feira, dia 30 de abril, alunos da UEMA estiveram reunidos na biblioteca Galeno Brandes, na sede da ABCL, para uma palestra sobre a vida e a obra de autores barra-cordenses. O encontro foi marcado pela interação e entusiasmo da turma que até então desconhecia o que de mais relevante produziu Barra do Corda em matéria de literatura desde meados do século XIX. Cronistas, contistas, dramaturgos, artistas plásticos e, sobretudo, poetas, foram pontuados na palestra proferida pelo acadêmico Kissyan Castro, que também analisou as características mais marcantes em suas produções, com ênfase nos autores mais desconhecidos como Nonato Pinheiro, Isaac Ferreira, Clodoaldo Cardoso, William Figueira, Antônio de Oliveira e Luís Pires.




A iniciativa partiu da professora de Literatura Giselle, neta do saudoso confrade Lourival Pacheco, que tem buscado inserir e promover a literatura barra-cordense em sala de aula.
Esperamos que projetos como esse sirvam de exemplo para outros educadores e que as novas gerações, uma vez conhecendo de onde vieram, pelo contato com a arte e a cultura genuinamente barra-cordense, construam sobre bases firmes a sua própria história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário